10 Coisas sobre Caprix
As enquetes do Peoplestrology revelam uma boa dose de insatisfação entre os nativos desse (magnífico) signo.
1º porque é definitivamente mais raro encontrar um capricorniano que afirma “amar o próprio signo”, e 2º porque há uma percepção de que esse signo é mal representado pela cultura popular. Eu, que sou capricorniana desde criancinha, preciso concordar que me sinto rodeada de estereótipos e preconceitos sobre Capricórnio que nem eu mesma sei se devo ou não acreditar.
Por isso, reuni aqui 10 coisas (a gente adora listas, sabia?) que precisamos conhecer e não esquecer sobre os admiráveis Caprix. Espero que ajude vocês, a cultura, e os próprios capricornianos a revisitarem sua imagem com a admiração que merecemos.
Bora lá? 🏔️ Até porque essa montanha não vai se escalar sozinha, meus amores…
#1 — Capricórnio nasce velho e morre criança
Como bom filho de Saturno, esse signo já nasce com o peso do tempo nas costas — Capricórnio é o “Benjamin Button do zodíaco”. É bem possível que não tenha tido uma infância fácil (segurou algumas barras!) e, para compensar, virou um ser cabeçudo, inteligente, autodidata, que dá um jeito de se virar. Mas que também, às vezes, pode ser arrogante e ranzinza. Já levou demais na cabeça e aprendeu muito com a vida. Mas calma lá porque maturidade não significa perder a juventude, ok?
#2 — Não é amigo de qualquer um
Capricórnio tende a ser fiel a seus amigos e a ter “consciência social”, no sentido de colocar o bem do outro à frente. Mas isso não significa sair sorrindo para Deus e o mundo. Relacionamento é assunto sério e leva tempo para ser construído. Então jamais force a amizade com capricornianos. Pode dar treta, e uma das cabras acabar despencando do rochedo.
#3 — Materialista, porém conectado com o sagrado
É possível viver no melhor dos dois mundos? Sim, repare no nosso chifre e nesse belo rabo-de-peixe. Assim na Terra como no Céu, querida! Capricórnio já viu o universo perfeitão lá no cosmos, mas quer criar coisas grandiosas aqui no plano mundano. Por isso é um signo tão ambicioso, mas também realista e pé-no-chão. Afinal, quem vive só de sonho é padaria, né, Piscianes?
#4 — É profundamente excêntrico
O que esperar de um signo que é representado por uma cabra-com-cauda-de-peixe? Sim, é diferente de tudo que você já viu. Vocês não imaginam o que vivemos para chegar até aqui. A história de um Caprica está na beleza de sua jornada pessoal e não viemos ao mundo para nos adaptar ao gosto dos outros, beleza?
#5 — Amante do tempo
Herdeiros de Saturnão, damos muito valor ao tempo — ao nosso e ao dos outros. Um capricorniano que participou da pesquisa alegou que a missão do signo é “auxiliar as pessoas a terem uma melhor relação temporal com a vida.” É importante sim aprender a superar a urgência do agora e investir em metas de longo prazo. Mas às vezes, também nos desconectamos do tempo, é claro, e podemos ficar ansiosos ou depressivos.
#6 — Apegado ao trabalho, deixa eles.
(é vdd este bilete e aqui vou contar da minha vida: já tive burnout e quase não entrego este texto a tempo, porque peguei projetos demais e quando vi minha vida estava virada em trabalho. Tenho uma terapeuta/yogue que me enche o saco pra eu criar espaços de vida onde não estou produzindo nada. Em uma das sessões, eu larguei pra ela “mas é que eu sou Capricórnio, eu sinto prazer em fazer”. Ela sorriu sem graça. Enfim. )
#7 — Signo de tradições
Nesse rolê novo milênio, no qual tudo é sobre inovação e inovação, resgatar e preservar valores fundamentais pode ser mais importante do que se imagina. Cultivar tradições e raízes é inclusive saber respeitar quem nos originou (e o elemento de Caprix): a Terra. Viemos dela e para ela voltaremos, por isso precisamos deixar a nossa marca de forma inteligente e integrada. É como aquelas pontes indianas feitas de raízes que são tecidas ao longo dos anos. Tecer as raízes é perpetuar a própria essência humana.
#8 — Lógica da reputação
Quem não quer ganhar 5 estrelinhas pelo seu serviço? Estamos nos avaliando e validando o tempo todo, e não há nada de errado em querer ser reconhecido e preservar seu status arduamente adquirido. No entanto, a altitude as vezes mexe com as pessoas e o sucesso pode subir à cabeça. Como está seu índice de humildade, amigx Caprix?
#9 — Dobra a meta
Não sei nem como começar a falar disso, mas é uma verdade dura: eita bicho megalomaníaco. Ontem encontrei uma amiga capricorniana que é uma executiva poderosa em uma rede social. Eis que ela teve a ideia para um projeto e, quando viu, estava transformando a casa dela em um estúdio de yoga. Nenhuma ideia é pequena e simples, mas sempre grandiosas e elaboradas. Por isso, na sombra desta megalomania você provavelmente vai encontrar muitos capricórnios travados criativamente porque estão presos a um ideal de perfeição. Aquele lembrete: a perfeição é uma prisão.
#10 — Seriedade? Me conta essa piada!
Vamos esclarecer: uma coisa é ser sério, outra coisa é ser uma pessoa engraçadíssima e, ainda assim, se levar muito a sério. É um paradoxo? Sim. Visão crítica, poder de síntese e capacidade analítica são características deste signo cabeça. Quando estão de boas, conseguem enxergar a comicidade dos fatos contraditórios e exagerados e transmitir de uma forma única — com o humor britânico de quem toma chá de sarcasmo com frequência.
* Bom… Era para ser uma lista de somente 10 coisas sobre Capricórnio, mas o impulso pela superação bateu mais forte e vamos ao item 11:
#11 — Capricórnio não tem coração 💔
Ai meus quirido, esse tópico é puxado. Prefiro não comentar. Hehe. O Universo volta e meia me manda uns caprix pra eu aprender mais sobre o meu próprio signo. Geralmente eles metem altas pilhas por emails, cartas e desenhos. Tudo muito lindo, maravilhoso tipo vem comigo, gata, nessa viagem da vida, se joga, vamos viver essa paixão loca. Aí na hora do amor, de viver a realidade, os Caprix às vezes somem ou fingem que não é com eles. Tem uns que somem de verdade, mas outros, mais nobres, mandam um textão por email explicando porque não deu certo, falando sobre altas expectativas e as coisas não são bem assim na realidade. Caprix tem coração sim, o problema é que ele fica no topo da montanha e nem todo mundo quer/pode/sabe chegar lá em cima.
E tudo sempre volta para essa belíssima imagem que define Caprix tão bem: a grande escalada chamada vida e a determinação que temos que ter para subir até o mais íngreme dos penhascos. Não é por acaso que nos chamam de super-goats. Dizem que ninguém enxerga o mundo como um capricorniano, talvez porque a gente saiba que cada um tem uma trajetória diferente a percorrer. E que nessa jornada só existe uma direção: para cima e avante.
* Fernanda Obregon é pesquisadora, professora, curadora, feminista e faz umas artes. Sol em Capricórnio, asc Touro, lua em Aquário, stellium em Sagitário. Teimosa, megalomaníaca e viajandona. A cada dia mais pé no chão. Porém, não recusa uma brincadeira com as estrelas.