Fazendo as Pazes com Áries
Nervoso. Agressivo. Autoritário. – A reputação de Áries é no mínimo controversa.
Uma das perguntas que Peoplestrology pretende responder é “Qual é o signo mais difícil de conviver?” Seria Áries o grande vencedor dessa categoria?
O estudo já revela algumas pistas. Mesmo entre os próprios arianos, ao descreverem o seu signo em uma palavra, não raro aparece o termo “Satanáries”. O primeiro arquétipo do zodíaco é tudo menos café-com-leite. A ideia de “sair da zona de conforto” é uma grande piada para Áries. Não há conforto. É explosão o tempo todo. Afinal, até mesmo uma pequena semente precisa explodir para dar vida ao novo.
💥
Ao longo da pesquisa, nascidos arianos afirmaram que a sua missão no mundo é:
“Balançar a poeira e incentivar a inquietude.”
“Botar fogo em tudo para depois empreender na reconstrução.”
“Encorajar as pessoas a viverem mais pelo seu instinto.”
“Impulsionar as pessoas a correrem atrás dos seus sonhos.”
💥
Áries parece ser incrível para quem tem muito Áries no céu. Mas e para o resto do mundo? Lidar com a vitalidade nua, crua e selvagem do outro não é tão fácil quando a nossa própria energia é mais sutil e está sublimada de outras formas.
Tudo indica que os 11 signos do zodíaco talvez se sintam intimidados pela força do carneiro #1. Inveja de sua autonomia? Cansaço só de olhar? Medo de sair ferido? Até porque na hora do conflito, quem vai dar o braço a torcer? Quem pede desculpas primeiro? Há poucas chances de ser Áries, com seu ego essencialmente mais infantil e também mais masculino.
Há algo dos novos tempos, 2018-pra-frente, que parece comprometer ainda mais a nossa tolerância com a suposta intolerância de Áries: uma luta (ou pelo menos esperança) de uma fase mais Yin na história da humanidade.
Movimentos igualitários e de maior diversidade social começam a mudar paradigmas e a defender uma nova era menos pautada pela energia do masculino e mais equilibrada pelas qualidades do feminino. As virtudes do guerreiro de Marte – coragem para agir, firmeza para competir e segurança para liderar – continuam predominantes na sociedade patriarcal. Mas hoje, precisam dividir melhor o espaço com valores como flexibilidade, colaboração e sensibilidade. São forças também, mas são outras forças.
O desafio é real. O calor vem de dentro. Áries tem uma energia ativa e impulsiva, mas que corre o risco de se traduzir em imposição, ansiedade e instinto de sobrevivência. O signo mais radical do zodíaco não trabalha bem com meio-termos. Aí fica difícil, pois pode facilmente se tornar um rebelde sozinho e sem causa.
#SomosTodosAries
Uma das perguntas mais importantes da Astrologia é: qual é a razão de ser de cada signo? Todo mundo tem um pouco de tudo no seu mapa, em devidas proporções. Como você está usando a magia de Áries a seu favor?
Se Peixes é criativo para sonhar, Áries está ansioso para criar. Mas precisa saber aceitar a ajuda do outro. Aceitar as imperfeições do outro. Aceitar o tempo das coisas. Impaciência com o mundo (e consigo mesmo) só vai desencadear em abandono das batalhas em busca de coisas novas que mais uma vez não serão concretizadas.
Para fazer companhia a Mercúrio, Vênus e Urano, o Sol chega agora em Áries. Esse é o tempo ideal para se ter coragem de dar aquele primeiro passo que até hoje você não deu. Mas faça isso com firmeza e serenidade ao mesmo tempo, evitando as combustões espontâneas e desnecessárias de energia.
Stay #plena. Você só vai sentir que “o mundo é seu”, se conseguir agir em harmonia com o universo.
* Lucas Liedke
Co—fundador do Peoplestrology e da float e psicanalista em consultório particular em São Paulo — lucas.liedke@gmail.com